terça-feira, dezembro 26, 2006

Tirando o chapéu

UVA (United Visual Artists) é um grupo londrino formado por oito sensacionais especialistas em animação e engenharia eletrônica que cria intervenções lumínicas, muitas vezes baseadas na improvisação. Eles começaram trabalhando pra indústria da música, criando efeitos visuais digitais projetados em shows de bandas como U2, Pet Shop Boys e Massive Attack. E agora eles entraram pro mundo da arte, ganhando espaço em grandes museus com um trabalho interativo e impecável.

Conheci eles este ano no festival onedotzero_buenos Aires, mas o momento em que tirei o chapéu foi quando entrei no site do grupo e assisti a instalação que eles fizeram no Victoria & Albert Museum, em Londres.

Patrocinados pela Playstation, eles criaram “Volume”, uma instalação de colunas eletrônicas em que o público interagia com seu próprio movimento - caminhando entre e tocando nelas era possível alterar a luz e o som da instalação.

É só clicar aqui pra se deleitar assistindo o registro desse espetacular trabalho do UVA (paciência na hora de baixar o vídeo, pode demorar, mas vale muito a pena ver!)

Recomendo também fuçar bastante no site do grupo.