segunda-feira, dezembro 18, 2006

Intervenção lumínica na Ponte do La Boca

Durante as noites de sexta-feira e sábado se iluminou a ponte do La Boca,a Puente Transbordador Nicolás Avellaneda, com projeto de Gonzalo Córdova e colaboração de Horácio Pigozzi.

Os artistas projetaram esta instalação para apresentar um “espectacular juego de luces, utilizando el color y el movimiento”. Segundo eles, a iluminação da ponte teve como objetivo assinalar o monumento e destacar sua importância histórica e representativa dentro do porto - a ponte se encontra hoje em desuso – e também em função da comemoração dos 10 anos da Fundación Proa.

Mas, sinceramente, eu esperava mais. Com inúmeros tubos de luz fluorescente, os artistas redesenharam a forma da ponte e programaram para que acendessem e apagassem de maneira aleatória, e numa velocidade muito lenta. Ficou monótono, previsível (na forma e material) e pouco criativo. Eu esperava que fossem luzes projetadas na ponte, que modificassem o design dela, apresentando uma nova perspectiva, revitalizando esse considerado monumento histórico.

Não conheço outros trabalhos desses dois iluminadores, mas sei que já realizaram outros projetos em espaços públicos de Buenos Aires. Devem agradar a torcida local!

Vejam registro da intervenção* e opinem.

*O vídeo está com o dobro da velocidade real para não cansar!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Realmente...

9:46 PM  

Postar um comentário

<< Home