segunda-feira, novembro 27, 2006

Mobiliário de Museu - Paço Imperial, Rio de Janeiro

Em dezembro de 2005 fui para o Rio de Janeiro para conhecer o espaço do Paço Imperial, lugar onde sediaria a mostra itinerante Paradoxos Brasil em junho.

Entrei no Paço observando tudo por onde passava, a bancada de entrada, as obras no pátio externo, o café, a escada...me deparei com um vigilante. Parei para pedir informação, queria saber onde estava a coordenadora do espaço expositivo para quem eu deveria me apresentar. Ele me respondeu muito gentilmente, com um sorriso cativante.

Segui meu caminho, cadeiras, lixeiras, portas...entrei numa exposição. Outro vigilante estava na entrada, me orientou como eu deveria interagir com as obras da artista Márcia X. Visitei toda a mostra e entrei em outra. Uma sala cheia de fitas largas de plástico que cortavam em diagonais todo o espaço. Me perdi caminhando entre as fitas, até que outro vigilante me viu e me avisou que deveria sair pela porta da direita.

E foi assim que decidi homenagear os vigilantes do Paço Imperial, pessoas de extrema educação, muito bem orientadas e de fácil comunicação. Então, produzi nove cadeiras (número de vigilantes presentes no espaço expositivo) iguais as dos vigilantes, utilizando quatro cores vibrantes. E para diferenciá-las, para personalizá-las, intitulei cada uma com o nome de cada vigilante.

O triste foi não ter tido a oportunidade de conversar com eles depois de montada a mostra, pois o Paço estava fechado durante o fim-de-semana para terminarmos a montagem, e os vigilantes foram dispensados do seu serviço. Gostaria de ter explicado pessoalmente a homenagem a eles, mas fiquei sabendo por terceiros (Elvira Vigna e Thiago Torres) que eles se divertiram muito, principalmente o vigilante Paulo Lindo, quem ficou com uma cadeira cor de rosa choque!
"Mobiliário de Museu - Jorge", 2006, tule e arame, Paço Imperial, Rio de janeiro.

"Mobiliário de Museu - Paulo Lindo", 2006, tule e arame, Paço Imperial, Rio de Janeiro.

"Mobiliário de Museu - Sérgio", 2006, tule e arame, Paço Imperial, Rio de Janeiro.

"Mobiliário de Museu - Paulo Roberto", 2006, tule e arame, Paço Imperial, Rio de Janeiro.