terça-feira, outubro 10, 2006

Casa Foa

Casa Foa é um evento que acontece todos os anos em Buenos Aires, em que a Foa arrecada fundos para sua instituição convidando designers, arquitetos, decoradores e paisagistas para trabalhar nos ambientes de um prédio - geralmente monumentos históricos - com suas criações.

Este ano a Casa Foa ocupou a antiga fábrica de biscoitos Canale, que se chama Palácio Lezama. E o que vi lá foi uma grande exposição de design* de vanguarda com objetos decorativos, móveis e coisas muito loucas, eu diria que quase impossíveis de ter na sua própria casa.

Depois de alguns dias digerindo o que tinha visto lá, me dei conta que meus olhos já estão educados para ver arte contemporânea, mas não estão preparados para uma exposição de design de vanguarda.

Eu já estava acostumada com as exposições de arquitetura e design da Casa Cor e Casa & Cia de Porto Alegre, que são mais habituais aos olhos. Os ambientes são capazes de dar idéias bacanas para adaptar e aplicar na nossa casa, nada muito fora do usual, do comum, do esperado. Tendo sempre em mente o conceito de design: concepção, elaboração e definição de algo voltado a uma determinada função, eu disse função. Mas muito do que tinha lá não era nada fácil ou cômodo de usar.

Confesso que saí da Casa Foa um pouco indignada, pensando na impossibilidade de imaginar aquelas coisas enormes e diferentes na minha casa, só se eu morasse num palácio ou num loft gigantesco tudo aquilo caberia dentro, e ainda ia precisar de uma ajudinha extra para trocar uma lâmpada ou pegar uma roupa da última prateleira de um armário com mais de 3 metros de altura. Mas o design mostrado lá é de vanguarda, experimental.

Será que eu deveria voltar lá depois de me dar conta disso tudo? Vamos ver, eu ainda tenho uns 40 dias pra visitar a mostra. Se conseguir ir, volto aqui com novas impressões.

*Quando digo design me refiro ao design de produto.

1 Comments:

Blogger sebastiao said...

Acho que uma das coisas que atrapalha em "se acostumar" com os ambientes da casafoa é o fato de o teto ter sido rebaixado com gesso apenas em alguns locais. e óbvio que tem de ir ver como uma mostra, não dá pra ficar cobrando tanta funcionalidade - nas primeiras mostras que eu fui, sempre saía irritado com esse lance da falta de funcionalidade. mas na casafoa até que achei umas coisas legais para se usar em casa. tipo uma luminária de vidro soprado rocha, em um living todo roxo. vou tentar achar foto na internet.
bjo, sebs

4:47 PM  

Postar um comentário

<< Home