segunda-feira, novembro 27, 2006

Mobiliário de Museu – MASC, Florianópolis

Na mesma semana que fui para o Rio conhecer o Paço Imperial, fui para Florianópolis conhecer o MASC, lugar onde sediaria a mostra Ausências, itinerância de parte das obras da mostra Paradoxos Brasil, com curadoria de Marisa Mokarzel.

Lá cheguei, numa cidade onde tudo é praia, só se pensa em praia. E arte? Fica no CIC (Centro Integrado de Cultura de Florianópolis), espaço onde está o MASC (Museu de Arte de Santa Catarina), as salas do Cineclube Nossa Senhora do Desterro (cinema cult), o Teatro Ademir Rosa e muitas oficinas de criação.

O espaço do MASC é imenso e muito bom, mas levaram muito a sério as características de uma galeria modernista, ou seja, o "cubo branco" definido por Brian O'Doherty (no seu livro “No Interior do Cubo Branco: a ideologia do espaço da arte”). Não há nada mais além das paredes brancas. Não há sequer um extintor de incêndio a vista. E o que reproduzir, então? Conversei com toda a equipe do museu, os enchi de perguntas, até que uma senhora me contou: “Pois é, nós queremos muito que comprem uns bancos para as pessoas sentarem. Muitas senhoras de idade não agüentam visitar toda a mostra, porque não tem onde descansar. Mas o diretor não quer ‘poluir’ o espaço, então fica esse vazio que você vê.”

Depois de ouvir as lamúrias, não restaram mais dúvidas com relação a o que apresentar na mostra “Ausências”. Produzi seis bancos de museu, utilizando a cor branca (claro, não quis me indispor com o diretor do museu poluindo ainda mais o espaço expositivo), e dei o título “Mobiliário de Museu – Para contemplar”.

"Mobiliário de Museu - Para contemplar", interagindo com as pinturas da artista carioca Lucia Laguna.

"Mobiliário de Museu - Para Contemplar", interagindo com as pinturas do artista paraense Gabriel.

"Mobiliário de Museu - Para Contemplar", interagindo com o vídeo do artista cearense Ticiano Monteiro.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oi laura...

as fotos ficaram lindass:::

eu acompanhei bem eles durante a metade da exposição, depois tive que deixar ....fui pro rio e fiquei por la na residencia de artistas capacete........fue increíbleee!!!!!!!

bjs,,

ro.

4:33 PM  

Postar um comentário

<< Home