terça-feira, abril 22, 2008

My Kid Could Paint That

Uma menina de 4 anos vê o pai pintando uma tela e pede para pintar também. Ele dá todos os materiais pra menina, prepara tudo, e ela começa a brincar. Espreme as bisnagas de tinta em cima da lona, pega os pincéis maiores, esfrega, mete as mãos e os dedos e dali sai uma pintura abstrata bem colorida e bem viva. Assim começou a precoce carreira artística de Marla Olmstead (nascida em 2000, em Binghamton, NY). Tudo foi documentado pelo diretor Amir Bar-Lev em My Kid Could Paint That, desde sua primeira exposição individual até seu declínio profissional por conta de uma matéria apresentada no telejornal norte-americano 60 minutes. No telejornal, questionaram a veracidade da história. Especialistas analisaram suas pinturas e perceberam que algumas estavam muito “pensadas” e “organizadas” em comparação àquelas em que filmaram a menina pintando, as únicas que se tem a prova de que foi realmente ela quem pintou. E das que ela pintou, umas saíram interessantes (talvez por acaso), outras eram apenas brincadeira de criança.

Assisti ao documentário esses tempos e foi aí, então, que conheci toda a história dessa pequena artista. Há tempos que minhas opiniões com relação à arte não oscilavam tanto. Passei por momentos de indignação, de compreensão, de tristeza, de dúvida.

Claro que o fator de maior importância nessa história toda é a idade da menina, e não a qualidade da sua pintura, ou sua consciência como artista. E essa última, acredito ser a maior questão de todas: É artista aquele que não se considera um artista? É arte aquilo que é realizado sem compromisso com a arte?

Podemos considerar arte tudo aquilo que nos parece ser arte. Todos podemos definir para nós mesmos o que é arte e contrariar os demais. Mas estaremos respeitando aquele que produziu suposta “obra”? Nem todos querem ser artistas, nem tudo que é produto de uma criação é arte. Devemos rever nossos conceitos, não os que aparecem nos livros, mas aqueles que nós entendemos e acreditamos serem verdadeiros, os mais genuínos.

Todas as áreas devem ser respeitadas, assim como todos seus profissionais e especialistas. Por que na arte pode tudo? Por que não considerar os limites e critérios empregados? Por que esse carnaval, esse oba-oba? Essa falta de seriedade?

Arte é trabalho, é meu trabalho. Arte é fundamental para a vida do ser humano, para sua alma, para seu pensamento, para sua satisfação intelectual. E por isso deve ser tão respeitada quanto as demais áreas do conhecimento.

Não sei até onde acredito na ingenuidade dos pais de Marla Olmstead. Sua vontade de ganhar fama e alguns milhares de dólares, com certeza, falou mais alto do que preservar a liberdade dessa criança que passou a ser constantemente estimulada a pintar. Já não era mais brincadeira e a demanda era grande.

Suas pinturas seguem à venda pela Internet.

6 Comments:

Blogger Links & Sites - Seleção dos Melhores Sites do Brasil! - said...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

- Link Atualizado. Ok!

Você continua fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:

" CANAL 3 " => Blog => Letra L

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.lksites.com/selo

Um abraço,
Dário Dutra

http://www.lksites.com/
....................................................................

12:24 PM  
Blogger Emiliano said...

"Por que esse carnaval, esse oba-oba? Essa falta de seriedade?" Que massa ver um artista dizer isso. Sério mesmo.

2:53 PM  
Blogger Laura Cogo said...

E te digo mais, assim que eu tiver meu título de Doutora em Arte Contemporânea na mão, vou botar ordem nessa bagunça!

Beijos

9:29 AM  
Blogger sebastiao said...

mas eu bem que gostei daquele quadrinho da cria baderneira.

12:47 PM  
Blogger Fabiano Goldoni said...

Definição de Arte segundo o estúdio de animação Aardman:

http://br.youtube.com/watch?v=pDo_vs3Aip4

2:32 PM  
Anonymous Mariane said...

adorei a animação!
bjo,
Mariane.

9:45 PM  

Postar um comentário

<< Home