sexta-feira, novembro 30, 2007

Jorge Luis Borges no Céu, demais argentinos na Terra.

Não li nenhuma obra completa desse senhor até hoje, só algumas frases soltas, algumas linhas reproduzidas nas paredes da livraria Ateneo. Talvez por isso eu não entenda o tamanho orgulho que os argentinos têm por ele. Gente de qualquer área o cita como referência, e utiliza seus contos como exemplos a serem seguidos.

Mas é claro que reparei mais ainda a sua presença nos milhares de exposições de arte que vejo pela cidade. Os artistas argentinos não cansam de usar seus textos como inspiração e, muitas vezes, como ilustração de suas próprias obras.

Não lembro de nenhum escritor brasileiro que tenha tanta influência sobre seus cidadãos quanto o Seu Jorge.

Definitivamente preciso ler alguma de suas obras, pra depois poder afirmar que essa gente tende ao fanatismo (lê-se maradonismo, peronismo, etc) com muita facilidade. Mas antes disso eu tenho que ler a obra completa do Seu Nelson, Nelson Rodrigues.

5 Comments:

Blogger clara said...

Acho que sou mais o "Seu Nelson", mas tenho muita curiosidade quanto ao "Seu Jorge" e acho que vale conferir!

8:35 AM  
Blogger nuncamais said...

Se fosse pra recomendar um pra começar, Ficciones/Ficções, livrinho de contos - mas que contos.

11:02 AM  
Blogger Laura Cogo said...

Boa dica, Emiliano!

Vou comprar esse livro de contos e depois te empresto em janeiro, mãe! Levarei também o Bestiário em espanhol, que tu já tinhas me pedido.

9:37 AM  
Blogger camila gonzatto said...

Sim, Laura, compra que vale a pena! Eu entrei aqui também para te indicar o Ficções, que é muito bom! Beijos!

5:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nelson é ótimo e tudo mais... porém, Jorge Luis Borges é GENIAL! Quando estou numa roda de amigos, falando sobre a questão dos Argentinos e etc., geralmente, solto a seguinte frase: "Nós, Brasileiros, podemos invejar profundamente os Argentinos em um único ponto: Eles tem Borges e nós não!". Leia Borges! Ler Borges não se trata de uma mera leitura e sim, uma experiência sensorial!

11:44 PM  

Postar um comentário

<< Home